quarta-feira, 22 de setembro de 2010

VALE A PENA LER DE NOVO


2-5499 Ocupado é uma telenovela mais conhecida por ter sido a primeira telenovela diária da televisão brasileira. Foi exibida de 22 de julho a setembro de 1963, pela TV Excelsior e foi uma adaptação de Dulce Santucci para o original do argentino Alberto Migré com direção de Tito Di Miglio

Enredo
Detenta que trabalha como telefonista num presídio atende uma ligação de um homem e descobre que era engano. Pelo pouco que conversam e apenas pelas suas vozes, os dois se apaixonam sem nunca terem se visto.

Mas ele, o advogado Larry, não imagina a condição da moça, Emily.


Elenco
Glória Menezes - Emily
Tarcísio Meira - Larry
Lolita Rodrigues
Neuza Amaral
Célia Coutinho
Maria Aparecida Alves
Lídia Costa
Dinah Ribeiro
Gilberto Salvio


Curiosidades
Novela mais lembrada por ser a primeira diária da televisão brasileira, do que por repercussão ou qualidade de produção.

Na verdade, quando estreou, em 22 de julho de 1963, sua exibição era apenas às segundas, quartas e sextas-feiras. A partir de 2 de setembro, passou a ser transmitida diariamente pela TV Excelsior de São Paulo. As fitas de videotape eram enviadas às outras capitais, sendo que na Excelsior do Rio de Janeiro a novela começou a ser apresentada diariamente a partir de 9 de setembro de 1963.

A novela foi lançada pela Excelsior com a parceria da Grande Novela Colgate. Na época, fabricantes de cosméticos e produtos de limpeza patrocinavam e viabilizavam as primeiras novelas diárias.

O texto e o diretor eram argentinos, e a adaptação seguiu as normas do que fora apresentado no país de origem. O título original era 0597 da Ocupado. No Brasil, o número do título foi mudado.

Apesar do videotape já existir na época, a produção da novela era muito precária. As cenas externas, por exemplo, eram realizadas dentro dos estúdios da TV Excelsior mesmo, com improvisações de chuva e vento. Até o guarda-roupa dos personagens era arrumado pelo próprio elenco. Entretanto, a produção chegou a gravar cenas na Casa de Detenção de São Paulo.

O número do título era semelhante ao do telefone do Teatro Cultura Artística de São Paulo, onde a TV Excelsior realizava seus shows: 36-5499.

Um rapaz, no sul do país, foi obrigado a mudar o número de seu telefone, por coincidir com o título da novela.

Essa foi a primeira novela a reunir o casal romântico Tarcísio Meira e Glória Menezes.

Em 1999, a TV Record se basearia no mesmo texto argentino para escrever Louca Paixão, com Maurício Mattar no papel do advogado, e Karina Barum como a presidiária.

Nenhum comentário: