sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Antônio Fagundes vive galã traído em "Insensato Coração"


Na novela, ele fará o papel de Raul, casado há 35 anos com Wanda (Natália do Vale) e flagra a mulher na cama com Umberto (José Wilker), seu próprio irmão.

Acostumado a seduzir nas novelas que participa, Antônio Fagundes vai sofrer muito no início de "Insensato Coração". Raul, seu personagem na trama de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, é casado há 35 anos com Wanda (Natália do Vale) e flagra a mulher na cama com Umberto (José Wilker), seu próprio irmão. Traído e magoado, Raul perde a cabeça e parte para cima de Umberto. Depois, coloca um ponto final na sua união com a mulher. "Ele vai sofrer muito nos dez primeiros capítulos", adianta Fagundes.

A cena da traição vai ser exibida no capítulo 7 da novela e, segundo o ator, ele agiria diferente se estivesse na pele de Raul. "Eu simplesmente iria embora, sem fazer escândalos ou partir para a agressão. Depois eu conversaria. Isso, se tivesse conversa", prevê. Mas, como num bom folhetim, depois da tempestade vem a bonança. Novos amores prometem agitar a vida do personagem. Fagundes sabe que, aos 60 anos, é motivo de desejo de mulheres das mais variadas idades. Ao ser perguntado sobre como é ser galã aos 60, ele desconversa. "Minha filha mais velha diz: ' que povo bom esse, não é, pai?", brinca ele, falando sobre Dinah, fruto de seu relacionamento com Clarisse Abujamra.

Na ficção, Raul tem dois filhos com Wanda: o honesto Pedro (Eriberto Leão) e o famigerado Léo (Gabriel Braga Nunes), que quer melhorar de vida a qualquer preço. Apesar de ter em casa dois homens com personalidades completamente diferentes, Raul diz que não tem predileção por nenhum dos dois. "Eu defendo meu personagem. Acho que Raul, por ser um homem ético, é mais duro com quem precisa ser. No caso, com o Léo", analisa.

Com "Insensato Coração", Fagundes espera repetir o sucesso de "Vale Tudo" (1988), novela do mesmo autor e que está sendo reprisada no canal a cabo "Viva". "Temos aqui pelo menos três atores que também estiveram em 'Vale Tudo'", lembra ele, se referindo a Nathália Timberg, Glória Pires e ao próprio Fagundes.

O ator conta que há pelo menos um ano e meio esperava para gravar "Insensato Coração". "Gilberto Braga me chamou para essa novela há muito tempo", diz. Só que, no meio do caminho, surgiu o convite para fazer o Leal Cordeiro de "Tempos Modernos" (2010), novela de Bosco Brasil. "Quando fui chamado, liguei para o Gilberto para saber se poderia aceitar. Ele me disse que estava tudo bem e eu fiz o Leal. Foi uma aposta que, infelizmente, não deu certo", lamenta o ator, se referindo à baixa audiência do folhetim, que, na primeira semana de exibição, teve o pior Ibope de estreia da Globo nos últimos dez anos.

Antes de estrear, "Insensato Coração" passou por momentos turbulentos com as saídas de Ana Paula Arósio, que faria a protagonista Marina, e Fábio Assunção, que seria o filho problemático de Raul. Paola Oliveira ganhou o papel principal enquanto Léo caiu no colo de Gabriel Braga Nunes. Como a novela já estava em andamento quando Fábio decidiu deixar a produção, algumas cenas de Léo tiveram que ser refeitas. Fagundes não viu a regravação como um problema. "Gravei pouco com o Fábio. Foram apenas seis ou sete cenas. Gosto muito dele. Contracenar com Gabriel também foi bacana porque a gente já tinha trabalhado juntos em 'Terra Nostra [1999]'", rememora o ator.

Para Fagundes, acordar cedo para trabalhar é uma rotina que ele faz com alegria. "Tenho um enorme prazer de vir até o Projac gravar porque sempre me divirto com o Dennis [Carvalho, o diretor]. Ele é o tipo do cara que perde o amigo, mas não perde a piada", elogia. Durante a coletiva de imprensa, Dennis homenageou o amigo Fagundes lhe entregando um buquê de flores. "Dennis é um querido e eu gostaria de ter feito essa homenagem a ele", retribui.

Nenhum comentário: