segunda-feira, 9 de maio de 2011

O beijo gay acontece nesta quarta

                 

Em 1951, o primeiro beijo da televisão brasileira foi dado pelo casal de protagonistas da novela “Sua Vida Me Pertence”, Vida Alves e Walter Foster, um beijo singelo e com a boca fechada, para muitos na época a cena foi considerada uma imoralidade. Desde então os beijos começaram a ser mais freqüentes nos folhetins do horário nobre, e hoje em dia é indispensável um beijo de protagonistas nas novelas brasileiras.

Agora o SBT vem com uma nova proposta que com certeza será mais um divisor na televisão brasileira, o beijo gay, as personagens de Luciana Vendramini e Gisele Tigre serão encarregadas de tal feito. O fato promete ser tão comentado quanto o primeiro beijo dado La nos anos 50.

O que tem que ser destacado é a coragem do SBT em ser a primeira emissora a colocar no ar um beijo homossexual na televisão aberta, ao contrario da Rede Globo,que por sua vez sendo a maior emissora de toda América Latina, teve muitas oportunidades, mas nenhuma tão bem aproveitada, muitas tentativas mas nenhum beijo gay até hoje foi dado na emissora da família Marinho. Lembrando que o tema homossexualismo começou a ser tratado com mais cuidado agora, me lembro bem que na novela “Torre de Babel” as personagens de Christiane Torloni e Silvia Pfeifer eram homossexuais e formava um casal lésbico, uma parte da população brasileira não aceitou a tal condição e mataram as duas personagens na famosa explosão do shopping.

Na Rede Record, creio eu, que o beijo gay será um tabu ainda mais difícil de ser quebrado, o fato de a emissora fazer parte da Igreja Universal do Reino de Deus não lhe dá a mínima condição de promover tal evento, uma vez que a religião evangélica prega duramente contra o homossexualismo, supondo que alguma cena parecida aconteça nas telas da emissora do senhor Edir, o risco de um esvaziamento das suas catedrais da fé seria eminente, um risco que a Record não pode correr.

Sabemos que por mais desgastadas que as novelas brasileiras estão elas ainda são uma vitrine para os problemas sociais e assuntos polêmicos, e como se vê nos noticiários a homofobia já é tão presente quanto os gays na sociedade, está na hora das emissoras encherem o peito de coragem , assim como o SBT está fazendo, e botar em horário nobre uma cena de um beijo homossexual para confrontar a sociedade e começar a mudar esse pensamento tão arcaico e conservador que em pleno século XXI ainda teima em existir.

Um comentário:

Charles Eloy disse...

até que enfim vão quebrar esse tabu na televisão. já era hora!