sábado, 21 de abril de 2012

Globo Marcas lança DVD de ‘Escrava Isaura’






Lucélia Santos como a escrava branca Isaura e Rubens de Falco no papel de Leôncio
Foto: Arquivo 


















 
A célebre história da escrava branca, que sonhava conquistar sua liberdade, marcou época na teledramaturgia e encantou não só os brasileiros, mas telespectadores de mais 80 países, nos quais a novela "Escrava Isaura" foi exibida. E essa adaptação de Gilberto Braga para a obra de Bernardo Guimarães agora já pode ser levada para casa. A Globo Marcas acaba de lançar o DVD da trama — são cinco discos com mais de 15 horas de duração —, que inclui um depoimento de abertura do diretor Herval Rossano.

Exibida entre outubro de 1976 e fevereiro de 77, a novela marcou a estreia de Lucélia Santos na televisão. Com apenas 19 anos, ela interpretava Isaura, uma órfã que foi amparada por sua senhora, Ester (Beatriz Lyra), e criada como uma jovem da corte. Com a morte de sua protetora, ocorrida no início da trama, Isaura fica nas mãos do filho de Ester, Leôncio (Rubens de Falco), que por conta de uma paixão não correspondida pela escreva branca, passa a aplicar castigos cruéis à moça.

Durante sua luta por liberdade, Isaura se apaixona por Tobias (Roberto Pirillo), proprietário de terras vizinhas e que acaba sendo morto por Leôncio. Entra então na trama o galã Álvaro (Edwin Luisi). O ator, com 29 anos época, interpretava um jovem abolicionista que conquista o coração de Isaura. O papel lhe rendeu grande projeção, mas o assédio, principalmente por parte das telespectadoras, foi encarado por Luisi com estranheza.

— Não estava acostumado com isso, sempre fui uma pessoa reservada, sempre gostei de ficar sozinho e, de uma hora para outra, não podia mais andar na rua, o assédio era enorme. Esse é um dos ônus que a fama traz — reconhece o ator, que foi campeão de cartas da TV Globo, durante a exibição do folhetim.
As lembranças do período de gravação são muitas e Edwin Luisi revela algumas:

— Nós usávamos aquelas roupas de época, muito quentes. E um dia, estávamos gravando uma cena na fazenda, em que a Lucélia era acorrentada ao tronco. De repente, alguém gritou "almoço" e toda a equipe saiu para comer. A Lucélia foi esquecida lá e, quando voltamos, ela tinha desmaiado, por conta do calor. Hoje, lembramos disso e achamos graça, mas na hora foi muito sério.

E o primeiro beijo do casal Isaura e Álvaro também rendeu história.

— Nós éramos inexperientes, não tínhamos muita técnica, atuávamos com muita emoção. Então, quando fomos dar nosso primeiro beijo, fomos com tanta vontade, que quase quebramos os dentes — relembra Edwin Luisi.

"Escrava Isaura" é o quinto box de DVD da Globo Marcas, que já lançou "Roque Santeiro", "Irmãos Coragem", "Dancing Days" e "O Astro".

Nenhum comentário: