quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Depois de ver Isabel dançar, Zé Maria termina com ela


Isabel (Camila Pitanga) vai tomar a decisão mais temida por Zé Maria (Lázaro Ramos) em "Lado a lado": apresentar seu espetáculo de samba no Brasil pela primeira vez. Mário (Paulo Betti) diz a ela que essa é a única saída para o Teatro Alheira não ir à falência. Isabel topa e os ingressos se esgotam. Num primeiro momento, Zé Maria é contra, mas, depois de muita conversa, ele aceita a decisão da namorada. O ex-marinheiro até vai à estreia dela, mas sai assim que a apresentação acaba. No dia seguinte, Zé termina com a amada: "Você é demais pra mim. Não tenho nada pra te oferecer!", diz. Isabel fica surpresa: "Que isso, Zé? Ciúme? Vai dizer que você voltou a ficar com aquelas ideias na cabeça?". E ele, sincero e emocionado, se declara: "Eu adorei o espetáculo. Não tem nada de indecente. Foi a coisa mais bonita que eu já vi na vida. Você dançando era uma visão. Fiquei orgulhoso de você tar levando o samba pra longe. Mais importante ainda que pra Paris, mostrar ali na Ouvidor, pros que foram donos de escravos, saberem do que a gente é capaz. É o que eu queria fazer com a capoeira, mas não consigo".

Isabel fica feliz em ver que Zé gostou do espetáculo e diz que eles se amam. Mas Zé se exalta: "Eu não tenho nada pra te oferecer!". Isabel tenta fazer o amado mudar de ideia: "Você não é assim, José Maria dos Santos. Quando eu te conheci, você era o homem mais seguro e confiante do mundo, esse homem pessimista, desanimado, que eu tô vendo na minha frente não é você. É só uma fase". Zé Maria, no entanto, não volta atrás. "Eu sou um burro-sem-rabo num dia, estivador no outro. Você é uma estrela. Eu nunca vou poder te pedir em casamento, nunca vou poder te dar filhos. Eu não quero ter filhos se não posso por pão na mesa deles. Você merece coisa melhor. Você merece ser feliz, eu não tenho o que...", ele diz, enquanto Isabel o interrompe, quase chorando: "Não tô acreditando nisso!". "Sua vida é melhor sem mim", diz Zé, que sai. Isabel fica em estado de choque até que cai no choro.

Nenhum comentário: