segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Record reestreia Bicho do Mato no próximo dia 17


A Record acaba de anunciar que irá reprisar Bicho do Mato em suas tardes a partir do próximo dia 17. O horário escolhido será o das 17h e as chamadas já estão sendo veiculadas. A novela, de Cristianne Fridman, estreou em julho de 2006, na sequência de Prova de Amor, o que será repetido neste ano.

De direção geral de Edson Spinello e direção de Roberto Bomtempo, Cesar Rodrigues e Léo Miranda, Bicho do Mato foi protagonizada por Renata Domingues e André Bankoff. Renata estava em Prova de Amor quando recebeu o convite e foi liberada por Tiago Santiago. Já André Bankoff havia recém saído da Globo, onde fez a problemática Bang Bang.

Bicho do Mato conta a história de Lucas, o Juba, que sai do pantanal mato-grossense rumo ao movimentado Rio de Janeiro quando seu pai é friamente assassinado a mando do vilão Ramalho. A história toda gira em torno da aldeia, vizinha da fazenda de Juba, repleta de diamantes que são cobiçados por quase todos os personagens. No Rio de Janeiro, Juba se apaixona por Cecília, que namorava Emílio e que se torna um mau caráter no decorrer dos capítulos. Além do romance do casal de protagonistas, muita ação e humor completam os 212 capítulos do folhetim.

No quesito audiência, Bicho do Mato só animou a Record em seus primeiros capítulos e nos últimos 3 meses. A intenção era repetir o sucesso de Pantanal, da extinta Manchete. Cenários e cartões postais mato-grossenses serviram de palco para diversas cenas que faziam parte dos primeiros capítulos. A maior prova das semelhanças esteve na dobradinha de Almir Satter e Sérgio Reis, que também haviam estado no folhetim de Benedito Ruy Barbosa. Entretanto, sem animar, Bicho do Mato perdeu audiência e teve praticamente todo seu núcleo transferido para o Rio de Janeiro, onde um conflito de jovens de uma faculdade dividiam espaço com o cotidiano de famílias de classe média baixa e com os ambiciosos vilões.

A audiência de Bicho do Mato só foi subir quando as armações adolescentes perderam espaço para as maldades do oportunista Ramalho, que se tornou um mandante de assassinatos em série, da advogada Ruth Sampaio e de sua trupe. O vilão Emílio se regenerou na metade da novela e passou a contribuir com Juba e Cecília, que driblavam uma série de armadilhas para manter a aldeia, os índios e os diamantes intactos.

Algumas alterações de horário também prejudicaram o aumento da audiência de Bicho do Mato. Inicialmente exibida às 19h15, horário em que Prova de Amor se consagrou, cada capítulo passava a começar mais tarde. O capítulo final foi ao ar de 20h40 às 22h20, mais de uma hora depois do horário de estreia. Neste dia, foram registrados 18 pontos de média. O final de Bicho do Mato também foi crucial para o aumento de audiência da recém estreada Paraíso Tropical, de Gilberto Braga. Com público consolidado, a novela da Record ganhou pontos com o fim de Páginas da Vida e muitas vezes chegava a disputar a liderança com a Globo em dias de futebol.

Bicho do Mato terminou com o tradicional desfecho do "Quem Matou". O personagem assassinado havia sido Ramalho, de Jonas Bloch. A assassina era Lili Sampaio, vivida por Ana Beatriz Nogueira, que voltou para a Globo semanas depois.

Nenhum comentário: