quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Malhação ID: Bandas regravam hits dos anos 80 para o CD da trilha sonor


Lembra da Vagabanda, o grupo que revelou a atriz Marjorie Estiano como cantora? Era de "Malhação". Que também lançou Mariana Rios na TV e no meio musical, na última temporada. Seguindo uma certa tradição musical, a novelinha agora mira o melhor período da história do pop rock brasileiro. A trilha sonora de "Malhação ID", que estreou na semana passada, é composta por 17 releituras de hits nacionais dos anos 80. Tem de tudo: Paralamas do Sucesso, Blitz, RPM e por aí vai.

Uma das bandas escolhidas para revisitar os clássicos oitentistas é a Hóri, liderada por Filipe Galvão, o Fiuk, filho do cantor Fábio Jr. e protagonista da nova temporada de "Malhação". Além de ter gravado uma versão de "Só você", sucesso na voz do paizão, o moleque e seu grupo ganharam do produtor musical do seriado, Rogério Vaz, o tema de abertura, a inédita "Quem eu sou".

- Aos 13 anos eu já havia gravado uma versão hardcore de "Só você" para mostrar ao meu pai. Mas a de agora ficou bem diferente. Regravar uma música com a qual ele fez sucesso é uma grande onda. Já choramos um monte juntos. Ele é meu ídolo e tenho orgulho de seguir a carreira dele como ator e músico - vibra Fiuk, de 19 anos, que, para se concentrar nas gravações de "Malhação", ensaia com a Hóri pela webcam.

Ao Fresno coube "Lanterna dos afogados", do Paralamas.

- Sugeriram que regravássemos "Menina veneno" (Ritchie), mas decidimos fazer uma música mais legal, de que gostássemos mais e que representasse nossa vida. Pensamos no Legião (Urbana) e no Paralamas. Logo que escolhemos a música, saiu o filme do Herbert Vianna ("Herbert de perto"). Quando vimos a história, deu mais orgulho ainda - conta o guitarrista Vavo.

Dos Paralamas foram regravadas ainda "Meu erro", pelo Chimarruts, e "Fui eu", por Ruanitas. Lulu Santos ganhou versões para "Apenas mais uma de amor" (Myllena) e "Um certo alguém"(NX Zero). Mas ficou faltando mesmo algo do Legião. O produtor Rogério Vaz justifica:

- Infelizmente nenhuma versão teve qualidade à altura. O diretor geral de "Malhação", Mário Márcio Bandarra, quis fazer algo nostálgico. Um dos pontos de encontro dos personagens é uma pista de roller, onde usam aqueles patins antigos, de quatro rodas, que remetem aos anos 80. Ele me passou a incumbência de fazer uma pesquisa e correr atrás de bandas novas para gravar hits daquela época. Foi muito difícil fazer a seleção.

A banda Marauê, descoberta num concurso do programa "Caldeirão do Huck", fez uma versão para "Sonífera ilha", dos Titãs. Já a Hevo 84, que acaba de lançar CD homônimo, regravou "Rádio pirata", do RPM. Para a banda Dibob, a escolha foi mais fácil. Como já gravavam um CD com versões de hits dos anos 80 e 90, com o provável nome de "Resgate" e lançamento em janeiro, a releitura de "Mais uma de amor", da Blitz, estava pronta.

Nenhum comentário: