segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Tempos Modernos: Conheça o intenso Leal, dono do Titã


No dia 11 de janeiro estreia na Rede Globo Tempos Modernos, a nova trama das sete, e a gente traz para você uma prévia dos personagens que vão prender a sua atenção pelos próximos meses. Para começo de conversa, nada combina mais com Leal Cordeiro (Antônio Fagundes) do que a palavra intensidade. Com ele não tem meio-termo. Se é para amar, ele se apaixona de verdade; se é para sonhar, ele não desiste até que tudo seja concretizado; e se é para brigar...aí é que ele não dá o braço a torcer mesmo!

Persistência e honestidade são outras fortes características deste homem, que fez riqueza com as suas mãos. Leal nunca teve motivos para se envergonhar de qualquer coisa que tenha feito ao longo de sua trajetória. Aliás, até hoje ele se orgulha do passado, dando vida as suas memórias - seja por meio dos amigos mais antigos com quem ainda convive ou através de objetos que coleciona em seu apartamento, localizado no pavimento mais alto do Titã, edifício inteligente erguido por ele.

Uma das manias de Leal, que gosta de ser tratado como rei, pelo menos dentro do Titã, é dizer que nunca volta atrás em suas decisões. Nem mesmo quando percebe que não está com a razão, o patriarca da família Cordeiro não consegue dobrar o orgulho e reconhecer seu erro. Este traço de sua personalidade é a principal justificativa para que Leal e Nelinha (Fernanda Vasconcellos), a filha preferida, volta e meia se estranhem. De tão parecida com o pai, é possível dizer que Nelinha é a versão feminina e mais jovem de Leal.

E, como diz o ditado, dois bicudos não se beijam - embora neste caso seja necessário fazer um pequeno ajuste na expressão popular. Eles de fato vivem às turras, mas pai e filha se amam demais, e a mesma forte emoção presente numa discussão pode ser sentida nos momentos de carinho e afeto.

Quem tira Leal do sério são as amalucadas Regeane (Vvianne Pasmanter) e Goretti (Regiane Alves), suas filhas mais velhas. Descontroladas e destrambelhadas, as duas vivem a cometer excessos, que são relevados pelo pai graças à semelhança física que elas têm com a mãe, a falecida esposa de Leal.

Goretti e Regeane disputam o amor do pai e não poupam esforços para gastar o dinheiro que ele acumulou durante toda a vida, com muito trabalho. E elas querem mais.

A dupla tenta convencer Leal a investir num novo empreendimento no centro de São Paulo, o Titã II, um gigantesco prédio que promete, entre outras coisas, engolir árvores e áreas livres para o lazer dos paulistanos.

- Leal é um brasileiro honesto e muito esforçado. É um homem que aprendeu o que sabe com a vida, longe da educação formal. Ele trabalhou desde os 12 anos de idade e, justamente por isso, anda cansado, embora ainda seja novo. Mas para conseguir aproveitar o que seria sua aposentadoria ele precisa preparar as filhas para herdar o seu reinado. É aí que começa a confusão - conta Bosco Brasil, autor da novela.

Tempos Modernos, que estreia dia 11 de janeiro, tem direção-geral de José Luiz Villamarim e direção de Paulo Silvestrini, Carlo Milani e Luciana Oliveira.

A história é escrita por Bosco Brasil, com colaboração de Maria Elisa Berredo, Mário Teixeira, Izabel de Oliviera e Patrícia Moretzsohn, e supervisão de texto de Aguinaldo Silva.

Nenhum comentário: