terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Lemmertz se emociona por fazer papel que foi da mãe: 'Como se ela estivesse comigo'

Julia Lemmertz revela: 'É como se minha mãe estivesse comigo' (Foto: Carol Caminha/TV Globo) 
Julia Lemmertz revela: 'É como se minha mãe estivesse 
comigo' (Foto: Carol Caminha/TV Globo)
 
Julia Lemmertz diz se sentir abençoada. E não é para menos. Com 33 anos de carreira, em um momento que ela define como de amadurecimento profissional e pessoal, a atriz é a escolhida de Manoel Carlos para dar vida à última Helena da carreira do autor. E há um motivo especial para esta escolha: ela é filha de Lilian Lemmertz, a primeira a interpretar uma Helena de Maneco. Um ciclo que se fecha.

Com um jeito meigo e dócil que encanta, Julia não segurou as lágrimas durante esta entrevista exclusiva, ao falar da homenagem que está prestando à mãe. "É quase como se ela estivesse comigo aqui", afirma.


A atriz diz que tem características parecidas com sua Helena (Foto: Carol Caminha/TV Globo) 
A atriz diz que tem características parecidas com
sua Helena (Foto: Carol Caminha/TV Globo)
 
 
Mesmo emocionada, ela demonstra a mais pura empolgação ao falar sobre o desafio de dar vida a uma personagem tão mítica da teledramaturgia brasileira. Destaca as qualidades da heroína e se reconhece nela em duas características: o senso de justiça e o lado maternal.

Também faz questão de comentar a parceria com Bruna Marquezine, intérprete da mesma personagem no  início da trama, a quem ela chama de atriz "concentrada e dedicada". Confira abaixo a entrevista exclusiva com as revelações da próxima Helena.

Ao convidar você para viver a Helena de Em Família, Manoel Carlos quis homenagear sua mãe, Lilian Lemmertz, a primeira Helena do autor, em 'Baila Comigo'. Qual foi sua reação ao receber o convite para interpretar a última Helena?
Fiquei exultante! É como se fosse uma coisa que eu desejasse, mas nunca tivesse falado para mim mesma. Eu me contentaria em fazer uma novela do Manoel Carlos, não precisava ser a Helena. Veio em um momento bárbaro da minha vida, de força, amadurecimento e me sinto merecedora dessa graça (risos). Ao mesmo tempo é lindo pensar que dentro da novela tem essa homenagem à minha mãe, a todas as Helenas, mas especialmente essa conexão que existe com ela, pelo fato de ela ter sido a primeira Helena. É uma personagem mítica, uma heróina, mas também não é. É muito interessante, uma personagem muito rica.

O que é mais desafiador para você: interpretar esta última Helena ou homenagear sua mãe?
Fazer essa homenagem para minha mãe não é desafiador, é maravilhoso. É um desafio fazer uma novela do Maneco, dirigida pelo Jayme (Monjardim). Agora, a minha mãe entra meio que nas profundezas, quase como se ela estivesse comigo aqui, mas não é uma coisa que eu fico falando muito (a atriz se emociona e chora neste momento)... É difícil de compartilhar isso, é difícil de dizer o quanto é profundo. É uma homenagem a ela e também ao trabalho de atriz dela, ao que ela fez de bonito ao longo da carreira, que foi muito curta. Minha mãe morreu muito jovem, com 48 anos.

Como era a relação com sua mãe? Ela influenciou em sua escolha pela carreira de atriz?
Tanto minha mãe, quanto meu pai eram atores. Filho de ator sempre está com o pai e a mãe no teatro, ensaiando, no set de cinema. Então, você fica vendo o processo, como ela se maquia, como ela lida com os outros, como é uma estreia... Quando comecei minha carreira de atriz, tinha a sensação de que tinha feito uma faculdade. Sabia muita coisa sem saber que eu sabia, que tinha um conhecimento tão profundo. Eles inspiraram não só a mim, mas acho que um monte de gente. O que é mais forte para mim é que eu me vejo neles. Eu vejo características minhas que herdei de um, herdei de outro. É bacana isso.

A cada fase da novela o público vai acompanhando o amadurecimento da Helena. Como você vê a personagem na terceira fase?
Ela é uma mulher que passou por uma tragédia... Isso a marcou, apesar de ela ainda ser muito forte, decidida, para cima e cuidar de todo mundo. Mas ao mesmo tempo ela tem coisas guardadas, profundas cicatrizes que ela não revela a princípio. Acho bacana ela ter um tremendo senso de justiça, porque ela sabe que o que aconteceu foi muito grave, muito sofrido e as pessoas fingem que isso não aconteceu ou que já passou, deixam para lá. E ela não deixa para lá, quer a reparação. Sempre foi muito desafiadora.
 
Qual característica você acha que tem em comum com sua Helena?

O Maneco sempre fala que escreve as personagens e se inspira na pessoa. Acho que tenho um pouco esse senso de justiça também. Talvez eu não seja tão arraigada, prefiro deixar as coisas rolarem. Sou um pouco budista: o que passou, passou, prefiro não guardar mágoas e arrependimentos. Hoje é o que importa. Se fez mal é porque tinha que fazer e a coisa tem que se encerrar ali, vejo o lado bom das coisas, tudo é um aprendizado. Sou muito maternal também, como a Helena. Ela cuida do irmão, da irmã mais nova, resolve muito os problemas dos outros e não resolve os dela.

Julia é só elogios à colega Bruna Marquezine (Foto: Carol Caminha/TV Globo) 
Julia é só elogios à colega Bruna Marquezine
(Foto: Carol Caminha/TV Globo)
 
Como está sendo sua relação com a Bruna Marquezine, que vai ser a Helena mais jovem?
Bruna é uma menina do ramo, é atriz desde que se conhece por gente. Por mais que ela seja nova, tem uma experiência grande no que faz e é muito concentrada, dedicada. Não foi difícil ela sacar, ficar me observando, tentar fazer um pouquinho a Helena dela com uma coisa parecida minha. Mas depois a gente fica pensando, como você era 20 anos atrás? Você não era igual, talvez nem falasse desse jeito como fala, talvez tivesse um temperamento um pouco mais introspectivo. Então, a gente tenta ter umas semelhanças, mas também tem que ser um pouco da vida.

O que mudou no seu visual para viver Helena?
O cabelo cresceu, botei um pouco de megahair para ficar com um pouco mais de volume. Fui tirando o ruivo, deixando ele um pouquinho mais mel. Estou gostando, é liso e fácil de manter. Queria deixar um cabelo que você está trabalhando e prende, solta, sabe aquela pessoa bem carioca? Que finge que não cuida (risos)?

Em Família é uma novela de Manoel Carlos, com direção de núcleo de Jayme Monjardim e direção geral de Leonardo Nogueira. A novela estreia em fevereiro.

Nenhum comentário: