domingo, 19 de abril de 2009

Bruno Mazzeo fala dos projetos do 'Cilada' para a TV e o cinema


Com um incenso aceso em cima da mesa de centro de seu novo apartamento, Bruno Mazzeo faz cara de ponto de exclamação ao confessar que está atrasado em um trabalho pela primeira vez em 31 anos de idade. Coisas da vida - como a recente separação - e as mil e uma tarefas profissionais - como começar a rodar o filme "Muita calma nessa hora", sua primeira incursão no cinema; escrever a sexta e última temporada do "Cilada", no Multishow; e gravar os seis episódios do quadro "Cilada", no "Fantástico", que deverão estar no ar no dia 26 de abril - fizeram com que ele se desentendesse com o calendário. Nada grave. Nesta entrevista, ele fala ainda do filme que se desdobrará da grife "Cilada", de sua volta às novelas e do preconceito contra os caras que fazem humor. Mas garante: para este último ele não está nem aí. (Assista a um vídeo de Bruno Mazzeo falando do Cilada)

"FANTÁSTICO": "Vai ser uma versão pocket do 'Cilada' para as massas, quase um remake, uma versão de 8 minutos. Na hora de bolar os textos me deu medo, senti dificuldade de escrever menos. Mas deu certo. Está todo gravado, serão seis episódios: praia, motel, churrascaria, shopping, mercado e cinema. Mas lá não vai ter a Débora Lamm, foi doloroso tomar esta decisão. Achamos que dramaturgicamente não daria tempo de abordar questões de casal. Então, não há personagem fixo além do meu. Fernanda de Freitas, Maria Clara Gueiros. Daniele Valente e Danielle Suzuki farão participações especiais."

AUDIÊNCIA: "Os fãs do 'Cilada' no Multishow vão torcer o nariz para esta ideia de estar no 'Fantástico', já li alguma coisa nas comunidades do programa no Orkut. Vão dizer que eu me rendi ao sistema, coisa e tal. Quero atingir um público maior. Um dia de audiência no 'Fantástico' é 30 vezes maior do que o mês inteiro no Multishow. Por enquanto, ficou acertado que serão só seis episódios. Me falaram para já ir escrevendo mais, mas não quero trabalhar à toa para depois não vingar. Vamos esperar."

MULTISHOW: "Faremos mais uma temporada, a sexta, em setembro. Já foram 40 episódios temáticos, o limite. Ficamos com medo de não ter mais 13 ideias novas. Por isso, mudaremos o formato. Não posso contar muito, mas adianto que vai ser meio seriado. Um amigo meu brinca dizendo que o 'Cilada' é como Chico Science: leva dez anos para sua importância ser entendida. Foi o primeiro programa de dramaturgia nacional da TV por assinatura, e agora é a primeira vez que a Globo importa um formato. Inegavelmente, foi o divisor de águas da minha carreira. A partir dele as pessoas me conheceram, dali vieram a novela e o cinema. Eu meti a cara, mandei o projeto para o Multishow em uma folha de papel, e gostaram. Teve gente no canal que relutou, mas alguém me deu um voto de confiança. Quem trabalhou no projeto recebeu, durante um tempão, um cachê simbólico. O orçamento de uma temporada inteira é menor do que o de um único episódio de série da Globo. Foi ralação, e hoje rende frutos. Tem o quadro no 'Fantástico', o filme, e escreverei um livro. Adoro a marca, se pudesse faria até bonequinho miniatura do Bruno e da Débora, a dupla do 'Cilada'."

PROJETOS: "Se o 'Cilada' fosse ao ar na Globo, numa sexta-feira à noite, por exemplo, tenho certeza de que seria um sucesso. Mas não me interessa assim, não neste formato que já venho fazendo. Seria ótimo fazer um programa na casa, tenho vontade e mil ideias. Já apresentei muitos projetos que a emissora não aprovou. Então, não vou apresentar mais, não. Pelo menos por enquanto."

CINEMA: "Este mês começaremos a rodar o 'Muita calma nessa hora', minha primeira incursão no cinema. Será a história de amigas de 20 e poucos anos que se veem na lama e resolvem ir para Búzios. Uma não consegue decidir a profissão e está trancando a sétima faculdade, outra flagrou o noivo na cama com a amante... O filme fala de amizade, e terá feras como Fernanda Souza, Andréia Horta, Débora Lamm, Maria Clara Gueiros, Lúcio Mauro Filho, Marcos Mion, Chico Anysio. Eu escrevi e produzi, e fiquei envergonhado de atuar. Parecia que eu estava me encaixando, sabe? Constrangedor. Só para não dizerem que não fiz, apareço em uma cena rápida. Sou o noivo traidor (risos)."

AGENDA: "Preciso terminar de escrever o roteiro do filme 'Cilada.com', que não é baseado no programa, é quase um spin-off. Tem o mesmo personagem estressadão, meio paranoico. Mas o público não terá a impressão de que está vendo um episódio da TV esticado. Por causa de outros projetos, e até por causa da separação (Bruno era casado com a atriz Renata Castro Barbosa, com quem tem um filho, João, de quase 4 anos), estou atrasado pela primeira vez na vida!"

NOVELA: "Adorei fazer 'Beleza pura', e estarei na próxima novela da Andréa Maltarolli. Ela já me disse que tem um personagem para mim. Eu ia entrar na reta final de 'Três irmãs', seria um investigador (papel que coube a Erik Marmo), mas a Globo achou melhor não, ficaria colado ao 'Fantástico'. Fui muito feliz em 'Beleza', fiquei mal quando acabou. Quero muito fazer de novo, e deve ser um personagem assim, mais para a comédia. Não estou pronto para um drama. Não me sentiria seguro. E acho que nem me chamariam para fazer."

Nenhum comentário: