sábado, 5 de setembro de 2009

"Viver a Vida": Manoel Carlos quer fazer novela quase ao vivo


Assim como aconteceu em suas últimas novelas, Manoel Carlos vai ter poucas frentes de capítulos em “Viver a Vida”.

A novela vai herdar "capítulos quase quentes". "Queria ver o capítulo hoje e escrever o de amanhã", diz o autor, que, minutos antes, apontava a ansiedade como um problema ao envelhecer: "Viver a vida é estar em paz com esse universo meu, estar tranquilo, sem grandes ansiedades. O problema é a ansiedade. Estar cheio de desejos. Isso é que, às vezes, gera intranquilidade. É preciso estar calmo".

Ao todo, Maneco, como é conhecido, escreve de 40 a 50 páginas diariamente para a nova novela, que, apesar de suas aflições com a velhice, terá a mais jovem Helena da história de suas protagonistas. A personagem praticamente fixa nas tramas do autor desde "Baila Comigo" (1981) será vivida agora por Taís Araújo.

Maneco, que já costumava incluir "várias coisas por adendos no dia da gravação ou um dia antes", quer agora "estreitar ao máximo a distância entre escrever e produzir".
A novela quase ao vivo do autor exige agilidade e paciência de seu elenco: em "Páginas da Vida" (2006), os atores reclamavam por ter de decorar os tais adendos no dia ou horas antes da gravação.

Em "Viver a Vida", ele diz que já avisou Camila Morgado, que fará o papel de uma comentarista de economia, da possibilidade de entrar até mesmo ao vivo. "Ela sabe disso: pode ser chamada se acontecer uma coisa muito grave na economia", afirma.

Nenhum comentário: