domingo, 5 de setembro de 2010

Malhação: 18 temporadas de aberturas


Malhação estreou mês passado sua 18º temporada. E, por isso, a novelinha teen é o tema de hoje para esse Especial sobre aberturas.

Retratemos as 8 músicas que já foram temas de abertura da série, ao longo de seus 15 anos.

Tudo começou com Assim Caminha a Humanidade, mística e emocionante canção entoada por Lulu Santos. Foi um dos maiores sucessos de sua vitoriosa carreira, tanto que ele sempre foi presença certa nos primeiros anos de Malhação, comercialmente. A música ficou em sua abertura até 1999, e foi substituída pela banda santista Charlie Brown Jr.

Charlie Brown Jr. conseguiram o impossível. Emplacar uma música que fizesse mais sucesso que Assim Caminha a Humanidade, levando em conta a sua duração na vinheta de abertura das temporadas posteriores de Malhação. O single "Te Levar" liderou diversas paradas musicais do Brasil, a partir de 1999. Em 2000, estourou de vez. As logomarcas mudaram, mas o tema não. Ficou até 2006. Em abril daquele ano, da mesma banda, entrava em cena a inspiradora "Lutar pelo que é meu", no ar até outubro de 2007.

A temporada mais duradoura de Malhação, que foi ao ar entre outubro de 2007 e janeiro de 2009. E que teve duas músicas diferentes na abertura. A primeira era Paraíso Proibido, da banda Strike. Com esse single, o público jovem tomou conhecimento da banda, que passou a ser sucesso nacional. Em agosto de 2008, sai Strike e entra NX Zero, já mais conhecida, com Daqui pra Frente.

A banda liderada por Di Ferrero continuou a tocar em uma nova abertura de Malhação, durante 2009 inteiro, com a roqueira Bem e Mal.

Em novembro de 2009, entrava em cena Filipe Galvão, o Fiuk, vocalista da banda Hori, que emplacou Quem Eu Sou na abertura de Malhação ID. O filho de Fabio Jr. virou mania entre os adolescentes do país inteiro, e se tornou figurinha carimbada na programação da Globo. Uma das poucas coisas que deu certo nessa temporada.

Em 2010, Malhação inovou na música de abertura. Se é bom, não sabemos a opinião pública, mas a banda tribal Bangalafumenga, da Bahia, pode comemorar o futuro sucesso de Lourinha Bombril, que é entoada na abertura mais curta de todas as Malhações. A tal música, aliás, já foi cantada pelos Paralamas do Sucesso. Na trilha sonora atual, destaque para Meteoro, de Luan Santana.

Espero ter matado as curiosidades das músicas que fizeram e fazem sucesso jovem nas trilhas de Malhação!

Nenhum comentário: