segunda-feira, 21 de março de 2011

Aguinaldo Silva alfineta autores ao falar de 'Lara com Z'


Aguinaldo Silva é um trabalhador assumido. Consegue, ao mesmo tempo, escrever a série Lara com Z, que estreia dia 7 de abril; dar suas opiniões em seu site; postar mensagens no Facebook; planejar a nova novela Fina Estampa, com lançamento previsto para setembro deste ano; supervisionar Laços de Sangue, co-produção da Globo com a portuguesa SIC, e ainda inaugurar o restaurante Brasileiríssimo em Portugal. Se pensa em largar tudo? "Trabalho 18 horas por dia, só paro quando estou dormindo. É como já disse: só vou parar de trabalhar e encher o saco de vocês no dia da minha morte".

Por que Lara com Z?
Na verdade é uma brincadeira com Liza com Z, o título de um especial de TV de Liza Minelli que virou um clássico.

Por que dar continuidade a Cinquentinha?
Simples: foi o primeiro seriado realmente com linguagem de seriado feito no Brasil. O resto é sitcom, linguagem que já ficou para trás há muito tempo, ou "private joke" de atores e diretores que se acham engraçadíssimos.

Você vai escrever mais duas temporadas de Lara? Já tem a ideia na cabeça?
Claro, quando você começa a escrever um seriado - eu digo profissionalmente, como é o caso de Lara com Z, e não amadoristicamente, como em geral se faz no Brasil -, você já sabe para onde vai nos próximos três anos. É só receber o sinal verde, sentar o rabo diante do computador e mandar bala.

Lara é sua melhor série?
Sim, porque é a de linguagem mais apurada e de tramas mais sofisticadas e complexas. É também a mais bem escrita.

Você é perfeccionista. Fez muitas mudanças em Lara?
Cada episódio foi lido, relido, "trelido" e sofreu modificações a cada releitura, pelo menos cinco vezes. E se não tivesse prazos a cumprir ainda estaria mexendo no texto.

Em que Lara vai chamar atenção?
A luta pela sobrevivência sem perder a excelência. Lara é exemplar porque ilustra à perfeição essa bendita teimosia de algumas pessoas idosas, que se recusam a fechar a cortina e sair do palco da vida. Lara vai ser uma estrela até morrer, assim como Susana Vieira vai representar até morrer e eu vou escrever até morrer. E vocês vão ter que nos engolir!.

Susana Vieira faz a protagonista da série, que tem 35 anos. Na vida real, a atriz tem 67. Como vai convencer o telespectador?
Meu Deus, por que vocês insistem em se enganar e sempre contra a Susana? Em Lara, a protagonista é uma mulher de 67 anos, que aparenta 50 e poucos e, numa peça de teatro, vive uma personagem de 35. Desde Cinquentinha que Lara revelou sua verdadeira idade e é a mesma da atriz que a vive, 67 anos.

Susana também vai estar em Fina Estampa?
Se eu começar a dizer que ela está e qual é a personagem, ela já entra de cabeça. Deixa primeiro as gravações de Lara terminarem.

Prefere novelas ou séries?
O que vier eu traço. Novela dá mais prestígio, mais dor de cabeça e me proporciona participar de uma série infindável de discussões e barracos, coisas que adoro. Seriado é mais produto de laboratório, pensado e repensado.

Qual a dificuldade na escalação de elenco?
Escolher os atores certos e descobrir se eles estão disponíveis.

O diretor Wolf Maya diz que você tem uma visão despudorada e anárquica e isso gera uma intimidade com o público. O que acha?
Perfeito. Sou despudorado e anárquico como é o brasileiro. Na minha primeira cena, o telespectador já sabe para onde eu vou e do que estou falando. É como se eu piscasse o olho para ele. Resumindo: sou um autor popular.

Beatriz Segall será vilã. Vai superar Odete Roittman?
Não há comparação. Odete Roittman era personagem de novela e tinha espaço para mais maldades. Maria Beatriz é marcante, mas vai aparecer no horário das 23h30, o que já a coloca em desvantagem em relação à outra.

Já teve problemas com a censura?
Na época em que a censura era ostensiva (durante a ditadura), tive frequentes problemas. Agora, que existe a classificação por faixa etária, que é uma forma disfarçada de censura, também tenho problemas. Em Duas Caras tive que tirar uma trama inteira no espaço de um capítulo ou a novela seria reclassificada para as 22h.

De onde tira tanta inspiração?
Da vida, em primeiro lugar, e depois da leitura dos jornais. E eu serei sempre grato a vocês, jornalistas, por causa disso.

Fina Estampa abordará que temas?
Vou falar apenas do tema principal: o que é mais importante num ser humano, a aparência ou o caráter? Trocando em miúdos: o que é melhor, você ter peitinhos pequenos e ser decente ou ter dois balões de silicone e armar as maiores baixarias?.

Quem será a substituta de Juliana Paes?
Não tem essa de substituta. Se fosse a Juliana seria uma personagem, se for a Carolina Dieckmann será outra.

Você gosta de criar polêmicas. Já criou inimigos?
Tem uns caras aí que vivem querendo me capar. Alguns já morreram, outros estão caquéticos. Mas eu nunca falo o nome deles, apenas desejo que tenham uma boa morte. E que nunca brochem.

Na intimidade também é crítico?
Se eu fosse tão crítico na rua quanto sou em casa a turma já tinha me linchado há muito tempo.

Continua sem gostar de namorar?
A obsessão pelo sexo, que geralmente acomete pessoas ricas e poderosas, acaba por desviá-las do fulcro principal: continuar sendo ricas e poderosas. O sexo - ou o namoro, pra sermos mais discretos - pode se tornar um vício mais perigoso e mortal que o tabagismo. Hoje em dia, o namoro, na minha lista de preferências, está em 18º lugar, muito abaixo, por exemplo, da necessidade que sinto de ir à missa de vez em quando.

É vaidoso?
Vaidosésimo. Quando escrevo que sou sexy, gostosão e lindo, é porque acredito piamente nisso. Faço exercício, massagens, dietas, uso os cremes todos de ultimíssima geração que custam verdadeiras fortunas. Sou como Lara com Z: tenho 67 anos, mas aparento 48 e, com a iluminação ideal, posso até fingir que tenho apenas 35.

É a favor das cirurgias plásticas?
Sou, mas nunca fiz. Morro de medo!.

Tem algum sonho de consumo?
Sempre quis ter um Jaguar. Mas quando penso que vou ter que passar com ele por entre aquelas favelas da Linha Vermelha, aí me bate uma tristeza...

Nas horas de folga o que curte fazer?
Ver filmes (sempre no DVD, nunca no cinema, detesto ver aquela gente comendo barris de pipoca e tomando refrigerante), vou ao teatro, janto com amigo... Levo uma vida caretíssima! Mas nunca fico mais de três dias na mesma casa (tenho cinco).

Gosta de cozinhar? Quais os seus pratos preferidos?
Adoro. É minha terapia. Faço qualquer coisa, mas os meus risotos e frutos do mar são famosos na minha roda de amigos.

Como foi a inauguração do Brasileiríssimo?
Por enquanto o restaurante está funcionando em regime de "soft openning". Só quando eu chegar lá é que vai haver a inauguração oficial.

Nenhum comentário: