sexta-feira, 25 de março de 2011

Elenco e equipe de Cordel Encantado gravam cenas no Rio São Francisco

O rei Augusto (Carmo Dalla Vecchia) e a rainha Cristina (Alinne Moraes) (Foto: TV Globo/Zé Paulo Cardeal)
O rei Augusto (Carmo Dalla Vecchia) e a
rainha Cristina (Alinne Moraes)
(Foto: TV Globo/Zé Paulo Cardeal)

Dos dias 15 a 20, a equipe de Cordel Encantado esteve nos municípios de Canindé do São Francisco, em Sergipe, e Olho d’Água do Casado, em Alagoas, gravando cenas da novela. O cânion do Rio São Francisco, que passa pelos dois estados, foi o lugar escolhido pela equipe de direção para ambientar a primeira fase da trama. Durante os quatro dias de filmagem, aproximadamente 70 profissionais do Rio de Janeiro, entre equipe de produção, de direção e elenco, trabalharam com outras 100 pessoas da região, incluindo os figurantes do núcleo do cangaço e da realeza.

O diretor Gustavo Fernandez gravou imagens do Complexo do Xingó, como é conhecida a região, logo nas primeiras visitas ao lugar. A grandiosidade do cânion impressionou o diretor e foi destacada nas cenas para demonstrar o deslumbramento da realeza com a natureza do Brasil. Gustavo fala sobre as gravações no local:

- Esse ambiente sertanejo com o rio e a vegetação bem característica da caatinga é perfeito para mostrar o forte contraste que há entre os dois universos da novela.

Carmo Dalla Vecchia, que interpreta o rei Augusto, fotografava tudo encantado com a beleza da região. O ator comenta sobre o cenário:

- Além de contar a história esteticamente, estar aqui facilita muito o nosso entrosamento com o personagem.

Cláudia Ohana posa como Benvinda em cena do bando de cangaceiros (Foto: TV Globo/Zé Paulo Cardeal)
Cláudia Ohana posa como Benvinda em cena do bando de cangaceiros
(Foto: TV Globo/Zé Paulo Cardeal)

A cena da partida da corte de Seráfia, após a morte da rainha Cristina (Alinne Moraes), foi realizada no leito do rio São Francisco com a ajuda de uma plataforma flutuante que serviu de porto. Para produzi-lo, baús de vime, chancelas (suporte para o brasão da família real), bandeiras, cadeiras e baldaquins (uma espécie de guarda-sol) foram transportados em um caminhão do Rio de Janeiro. Por avião, foram levados os objetos mais frágeis como chocalhos de prata, espadas da guarda real e taças de cristal. A equipe de figurino levou 20 malas e precisou sujar com barro as roupas de Nicolau (Luiz Fernando Guimarães) e Cristina para a cena em que os dois travam uma briga na mata. Além desta cena, a dupla também gravou o momento quando a carroça da rainha cai no penhasco, que contou com a equipe de efeitos especiais.


Herculano (Domingos Montagner) cavalga com sua mulher Benvinda (Cláudia Ohana) (Foto: TV Globo/Zé Paulo Cardeal)
Herculano (Domingos Montagner) cavalga com sua mulher Benvinda (Cláudia Ohana)
(Foto: TV Globo/Zé Paulo Cardeal)

Cláudia Ohana e Domingos Montagner também gravaram como seus personagens, Benvinda e Herculano. Mulas, cachorros e cavalos de sertanejos da região foram usados para as filmagens. Ao todo, participaram cerca de 20 figurantes caracterizados de cangaceiros que, no bando de Herculano, levavam lampiões, bíblias e trouxas de roupa. O tom seco e árido das cenas ficou por conta da vegetação com seus cactus enormes e o barro típico do sertão.

Úrsula (Debora Bloch) tenta amenizar o calor do sertão com a ajuda do mordomo e amante Nicolau (Luiz Fernando Guimarães) (Foto: TV Globo/Zé Paulo Cardeal)
Úrsula (Debora Bloch) tenta amenizar o calor do sertão com a ajuda do mordomo e
amante Nicolau (Luiz Fernando Guimarães) (Foto: TV Globo/Zé Paulo Cardeal)



O rei Augusto (Carmo Dalla Vecchia) (Foto: TV Globo/ Zé Paulo Cardeal)
O rei Augusto (Carmo Dalla Vecchia)
(Foto: TV Globo/ Zé Paulo Cardeal)

Viajaram para o cânion do rio São Francisco os atores Carmo Dalla Vecchia (rei Augusto), Alinne Moraes (rainha Cristina), Debora Bloch (Úrsula), Luiz Fernando Guimarães (Nicolau), Emílio de Mello (General Baldini), Guilherme Fontes (Zenóbio), Claudia Ohana (Benvinda) e Domingos Montagner (Herculano). Cordel Encantado tem autoria de Thelma Guedes e Duca Rachid. A direção de núcleo é de Ricardo Waddington, direção-geral de Amora Mautner e direção de Gustavo Fernandez, Natália Grimberg e Thiago Teitelroit.

Nenhum comentário: