domingo, 15 de junho de 2008

A Favorita : Suzana Faini diz que não entende por que ficou longe das novelas

Há 13 anos sem fazer uma novela inteira - a última foi o remake de "Irmãos coragem", na TV Globo - Suzana Faini confessa de maneira franca que não consegue tirar de letra o fato de ficar tanto tempo afastada do vídeo. A intérprete de Iolanda, em "A favorita", diz que sabe que o mercado anda difícil, mas, quando olha para trás, acredita que o fato de não ter "alimentado a mídia com fotos e entrevistas" contribuiu para não ter seu nome nos créditos das novelas tanto quanto ela gostaria.

Aos 75 anos (aparentando muito menos), Suzana, que foi convidada para atuar no folhetim das oito pela produção de elenco, acha que o seu jeito discreto pode ter atrapalhado sua carreira:

- Sei que não tem nada de pessoal, mas você acaba pensando: não gostam de mim, nem do meu trabalho. Ainda hoje isso causa um negócio na minha cabeça. Então, acho que uma das minhas grandes falhas foi não ser mais acessível à mídia. Mas não foi por mal. Em geral, me procuravam para saber de alguma fofoca, e eu sou avessa a fofocas. Quando a Milenka (sua única filha) era pequena e íamos à praia, não fazia alarde, não falava: "atenção, estarei na praia, venham me fotografar". Sempre fiquei na minha. Hoje eu sei que isso não é bom. A mídia adora uma novidade, um vestido ou um namorado novo. Para mim, é uma deformação ficar sem produzir
Em seu apartamento em Copacabana, onde recebeu a Revista da TV, Suzana diz que cansou, nos últimos anos, de ser parada nas ruas por pessoas que queriam saber por que ela estava afastada das tramas. E as hipóteses eram as mais absurdas, principalmente para uma atriz que garante não saber lidar com o ócio.

- Pensavam que eu estava de férias, que eu não queria mais trabalhar. Imagine... Para mim, é uma deformação ficar sem produzir. Sem trabalho, eu me atrapalho toda, meu dia não rende. Sem falar do lado econômico - diz ela, que continuou fazendo teatro. - Alguns chegavam a perguntar por que a Record não me chamava. Respondia: por que que a Globo não me chama?! Afinal, sempre trabalhei na emissora, apesar de nunca ter sido contratada. Comecei lá na década de 60, quando ainda era bailarina.

Suzana participou das minisséries "Hoje é dia de Maria" e "Amazônia, de Galvez a Chico Mendes". Na primeira, fez apenas uma aparição como uma "velha rabugenta". Na obra de Glória Perez, atuou na primeira parte, como mãe de Plácido de Castro (Alexandre Borges). A atriz lamenta não ter recebido papéis de destaque.

- Nunca fui cogitada para ser a protagonista. Honestamente, não guardo mágoas. Tenho uma insatisfação muito grande por outro motivo, porque sou uma atriz que poderia ter tido mais trabalho. E é claro que gostaria de ter feito coisas mais relevantes. Uma vez, a Janete (Clair) disse que tinha escrito para mim. Mas acabei fazendo outra personagem. Ela me contou que não havia nada contra mim, apenas muita gente à favor da outra atriz. Não vou dizer qual foi a novela, mas aquele trabalho poderia ter mudado a minha carreira - lamenta. - E, hoje em dia, o Projac é uma cidade à parte. Quando você telefona para lá, fala com a secretária eletrônica da secretária do secretário do assistente. É impossível fazer contato. Quando os estúdios eram no Jardim Botânico, encontrava todo mundo ali nos corredores. Inclusive os autores.

Sobre a personagem de "A favorita", Suzana diz que Iolanda tem ciúmes de Irene (Glória Menezes), por quem Copola (Tarcísio Meira) foi apaixonado. Mas não acredita em algum triângulo amoroso:

- Ela é ressentida, mas eles se amam. Não acho que a Iolanda terá grandes conflitos. Mesmo assim, estou muito feliz, estou trabalhando.

Um comentário:

A Favorita disse...

suzana Faini.
È um prazer ver vc todos os dias na novela Favorita. è uma mulher completa, bonita e talentosa.
Deveria ter um triangulo amorosa sim, quebraria preconceito com a 3ºidade, e o mais importante ficaria lindo, a televisão precisa quebrar tabu.
bjs