sábado, 13 de dezembro de 2008

Capitu – O Quarto Capítulo


Já mencionei aqui que estou vidrada em Elephant Gun? A música do Beirut que é tema de Capitu não pára de tocar no meu computador. Mas eu ainda a prefiro enquanto emoldurando umas das cenas de Capitu, e é difícil escolher uma. A desse episódio, em que vemos pela primeira vez Maria Fernanda Cândido como Capitu parecia uma pintura em movimento. Aliás, assim como para o Tiago, a trilha sonora é sempre um ponto alto do episódio para mim. A cena em que toca Mercedes Benz de Joplin me fez pular de tanta excitação (apesar de nem ser minha música preferida dela); a transição de Iron Man para Money, do Pink Floyd foi genial (e toda a constituição da cena, que é quando Escobar explica a Bentinho que quer ser comerciante, foi uma obra prima), Carinhoso tocou ao fundo, sutilmente em certo ponto, quase um sussurro. Eu só não gostei muito da música do Marcelo D2 no final. Eu até gosto dessa música em particular, mas achei que não combinou muito. Junto com as tomadas do Rio moderno, eu achei que me tirou um pouco da minha viagem, me fez voltar a realidade com um choque. Então, mesmo que eu tenha entendido a proposta, não me agradou.
De resto, o episódio foi perfeito. A estória novamente avançou bastante e dessa vez, percorreu os anos. Bentinho deixou o seminário e foi estudar direito. Capitu continuou tornando-se cada vez mais próxima de Dona Glória, o quê fez com quê, quando Bentinho voltasse da faculdade e contasse a sua mãe seus planos de se casar com a vizinha, esta tivesse aprovado. Escobar tornou-se mesmo comerciante e casou-se com Sancha.

Com o salto no tempo Mellamed passa a viver o Bentinho enquanto um jovem adulto e Cândido finalmente entra em cena. E devo dizer que com um único diálogo entre os dois, eu já fui rendida, e já acredito que eles sejam melhores até que Cardadeiro e Persiles. Mellamed, aliás, é provavelmente o melhor de todo elenco. Seu Bentinho consegue ser tão completamente diferente de seu Dom Casmurro, mostrando como seus trabalhos de composição dos personagens foram distintos para cada época, ainda que hajam semelhanças, afinal, o personagem é o mesmo. Sua conversa com José Dias foi provavelmente meu momento favorito: sua postura, sua insegurança, seu jeito de falar, tudo lembrava o Bentinho ainda adolescente. E Maria Fernanda também trouxe uma representação que remetia o tempo todo a Letícia Persiles, a maneira como a cantora falava, movia-se, olhava para o amado.

Nenhum comentário: