sábado, 13 de dezembro de 2008

Capitu – O Terceiro Capítulo


Nesse episódio a estória realmente avançou, não? Tantas coisas aconteceram, e talvez depois do ritmo mais desacelerado dos dois primeiros episódios muita gente tenha estranhado, mas o caso é que, Capitu é uma microssérie.

Bentinho, agora no seminário, conhece Escobar. Alguém mais adorou todas aquelas cenas coreografadas ao som de Iron Man? Eu achei Escobar em cima da mesa estendendo a mão para Bentinho simplesmente o máximo. E não me recordo direito do pouco que li do livro, então vou analisar a série como se fosse uma obra em si, e se no livro não for nada disso, por favor, ignorem. Mas achei que aquela cena foi uma metáfora perfeita sobre como Bentinho se vê inferior a Escobar. E assim tê-lo como amigo naquele momento lhe pode parecer um ato de generosidade. Assim, já poderíamos ter duas razões para Bentinho vir a desconfiar do amigo no futuro: o fato de considerar Escobar superior pode fazer com quê ele pense que é óbvio que entre o amigo e ele, Capitu se interessará mais pelo outro e ele também pode pensar que Escobar não é seu amigo por ele, mas sim para estar perto de Capitu.

Apesar da companhia do amigo, Bentinho ainda insiste em sair do seminário. E com isso torna-se vítima fácil das manipulações de José Dias. Acho que só faltaram colocarem cordinhas em Bentinhos, como se ele fosse uma marionete, e mostrar Dias as controlando. De qualquer forma, Bentinho precisa ir para casa de maneira repentina, porquê sua mãe, Dona Glória adoece. Quem também fica ao lado do leito dela é Capitu, que durante a ausência de Bentinho tornara-se íntima de Dona Glória, passando várias horas em sua casa a conversar ou a coser.

O quê acontece é que agora Bentinho ainda está atrelado ao seminário, mas cada vez mais afastado de Capitu. As coisas que Dias lhe falou lhe causam ciúmes e até ódio da amada. E o comportamento ambíguo de Capitu não faz nada para aplacar suas dúvidas. Adorei as cenas com as lágrimas exageradas. Foi uma verdadeira estilização do melodrama.

Além disso também foi introduzida a personagem Pancha, que como sabemos casa-se como Escobar. Estou curiosa para ver como as coisas acontecerão a partir daqui, mas restam apenas dois episódios, e eles ainda nem terminaram a adolescência dos protagonistas. Sim, protagonistas porquê se Maria Fernanda Cândido for aparecer por só um episódio, a série será muito mais de Cardadeiro e Persiles do quê dela. Mas mesmo assim, não tenho do quê me queixar em relação a Capitu até agora.

Nenhum comentário: