domingo, 9 de agosto de 2009

Há razão para a baixa audiência de ‘Bela A Feia’


Ninguém pode dizer que não existem qualidades artísticas ou técnicas na nova novela da Record, Bela A Feia. Ao contrário. Está bem feita e, embora tenha uma história conhecida, reúne todas as condições de conquistar uma audiência muito melhor da que foi registrada em seus primeiros dias.

Montar uma grade de programação, guardadas as devidas proporções, é quase uma obra de engenharia. Tudo deve ser levado em conta.

A exibição da Bela acontece exatamente a partir das 20h30, horário em que não há nenhuma troca de programas na concorrência. Ou seja, nada que possa gerar fluxo de audiência.

Há um público de novela, mulheres numa porcentagem maior, que deixa de ser atendido, a partir das 20h14, quando a Globo encerra a exibição de Caras & Bocas. É por aí que a Record deve entrar. Nada mais lógico e elementar.

Prova disso é o que fez o SBT: na terça-feira passada, às 20h16, encerrou a apresentação da série Eu, a Patroa e as Crianças com 4 pontos, e entrou imediatamente com o Esquadrão da Moda, que fez 7 de média. Sinal evidente que houve uma transferência de público. Mulheres na sua maioria, que não quiseram assistir ao Jornal Nacional e foram atrás de um programa feminino.

Qual o problema em exibir o Jornal da Record das 19h30 às 20h14? A considerar que o Jornal da Band está aí, neste horário, há anos e dá média de 5 pontos, a Record tem tudo para conseguir o dobro disso.

Se isto acontecer, com toda certeza, a Bela, sensibilizada, vai agradecer.

Nenhum comentário: