domingo, 20 de setembro de 2009

Nova temporada de 'Filhos do carnaval' foca no conflito entre irmãos


O grande desafio de retomar a produção da série "Filhos do carnaval" três anos depois da primeira temporada foi a morte de Jece Valadão, em novembro de 2006. Jece interpretou o patriarca da família, Anésio Gebara, poderoso banqueiro do jogo do bicho e dono de escola de samba. Mas o que poderia ter posto um ponto final em uma bem sucedida produção brasileira no exterior - a série foi vista em toda a América Latina, nos Estados Unidos e na Europa - desafiou a criatividade de produtores, roteiristas e diretores e resultou em uma reviravolta na trama.

Os sete episódios da segunda temporada de "Filhos do carnaval" serão exibidos a partir de 4 de outubro, no canal por assinatura HBO.

- A gente tinha os três irmãos e eles funcionam juntos lindamente - explicou a roteirista Elena Soárez sobre a mudança de foco nos personagens.

Após a morte de Anésio, Claudio (Enrique Diaz) assume o lugar do pai, mas resolve modernizar sua área de atuação, abandonando o decadente jogo de bicho e investindo em máquinas caça-níqueis. Brown (Rodrigo dos Santos) e Nilo (Thogun), filhos ilegítimos de Anésio, são usados por Claudio como laranjas, após dar a eles o reconhecimento de paternidade. Conflitos, disputas de poder e troca de casais fazem parte da história dos três irmãos.

Mas o gatilho para as ações da segunda temporada está nas mãos do veterano Walmor Chagas, intérprete de Comodoro, irmão de Anésio. Velho e doente, Comodoro vive para se vingar do irmão. E o ódio de Comodoro é a herança de Claudio, Brown e Nilo. Walmor conta que assistiu à primeira temporada e ao ser convidado para participar da segunda, nem pensou duas vezes antes de dizer sim.

- Fiquei muito honrado ao ser convidado e aceitei no ato, sem sequer saber qual seria meu personagem. Essa série não é a primeira coisa inteligente que faço na TV, mas é a mais moderna. A TV tem me dado alguns prazeres, poucos, mas tem - confessou o ator.

Comparada no Brasil e no exterior a sucessos como "Os Sopranos" ou "O poderoso chefão", a série "Filhos do carnaval" é umacoprodução da O2 com a HBO. O carnaval e o crime organizado ainda são a tríade em que se desenrola o destino dos membros da família Gebara.

- O carnaval é o pano de fundo para as relações humanas. Por trás da alegria, tem muito sangue - descreve a atriz Shirley Cruz, que interpreta Glória.

Com direção geral de Cao Hamburguer (sucesso no cinema com "O ano em que meus pais saíram de férias"), a série da HBO foi indicada ao Emmy Internacional e premiada com o Grande Prêmio da Crítica pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), em 2006. Mas os criadores dizem não sentir sobre os ombros o peso do sucesso de crítica dos primeiros sete episódios.

- Há o peso da primeira temporada, mas ela nos dá muitas coisas que não precisamos procurar mais. Todo um universo já está criado - avalia Hamburguer.

A HBO planeja lançar, após o fim da exibição da segunda temporada, um box com todos 13 episódios da série em DVD.

- A série "Filhos do Carnaval" é a mais bem sucedida em termos de crítica já feita pela HBO latino-americana. Trata-se de um produto à parte do que existe no mercado - define Luís F. Peraza, vice-presidente da HBO Latin America.

Nenhum comentário: