sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Review: Season/Serie Finale - 1×13


E chega a season finale do primeiro seriado produzido pelo Canal Brasil. Quando sabemos que é o último episódio, esperamos que ele feche pelo menos a maioria das pontas soltas durante toda a temporada, não é verdade? Fernando Ceylão quis reinventar a roda e me surpreendeu de forma totalmente negativa.

No episódio passado, Fernando tinha três grandes problemas para resolver: negociar a liberdade da sua filha, que foi seqüestrada a mando do ex-marido de Karina; a própria acusação da loira de que foi ele quem matou Giane Albertoni; e resolver esse caso com sua namorada. Para um episódio que dura apenas vinte minutos esperava que tivesse ação e correria do início ao fim para fechar a história da temporada. O meu sensor já começou a ficar desconfiado com o mesmo flashback mostrado na semana passada, além de mostrar mais uma vez a cena desnecessária dele conversando com sua mãe sobre o que fazer a respeito do seqüestro.

Enquanto isso, Karina é chantageada por um fotógrafo porque ele tirou as fotos que provam que ela é a verdadeira assassina. Ela não tem outra alternativa senão aceitar que o cara seja o seu assistente no programa que ela vai apresentar no lugar de Giane.

Quando chega a hora do confronto final, Fernando e seus amigos vão até o local marcado. São ameaçados com arma na cabeça e tudo só porque o marido da Karina quer destruir com a vida dele. Mas no meio dessa tensão, o protagonista desta história atende a ligação dos diretores do Canal Brasil sobre a proposta dele ter o seu próprio programa. Para quem não se lembra, Amorais é uma série que fala um pouco da vida do próprio Fernando.

Como um passe de mágica, Fernando sai de uma enrascada que poderia acabar com sua vida para entrar na sede do canal para discutir como será o seu programa! Como assim, os bandidos levaram o cara até lá e deixaram ele discutir como será o seriado? Nesse meio tempo ele explica que poderiam “brincar” com isso no roteiro, deixando a entender que tudo o que vimos até agora pode ter acontecido na vida real.

Mas e aí, a menina foi salva? O que aconteceu com Karina? Como Fernando se livrou dos bandidos? Durante essa cena na reunião com os diretores do canal, ele explica que justamente aquele poderia ser a última cena da temporada e deixaria todos esses conflitos para a possível segunda temporada! Como os diretores disseram que poderiam não haver uma segunda temporada, Fernando vira para câmera e manda um “foda-se” com todas as letras para audiência. Nada foi resolvido e a temporada (ou a série) acaba assim mesmo. Pois é, caro leitor. Assim como você, cai no papo do cara e acompanhei uma história sem desfecho.

A respeito disso, Sr. Fernando, percebi que você tentou ser original com essa atitude ou, quem sabe, já tenha fechado a segunda temporada para enrolar ainda mais a audiência. Pois saiba que deixar arcos da história abertos é para poucas séries, como True Blood e Lost, que você até afirmou em entrevista que teria elementos dele no seu programa. Mas como Amorais não tem nem 1% da audiência das séries citadas, você acha mesmo que a audiência retornará para saber o que aconteceu com Amanda e Karina? Assim como você, também mando um “foda-se” para Amorais. Pelo menos, esse final fez jus ao nome do seriado.

Nenhum comentário: