quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Em "Insensato Coração", Maria Clara Gueiros viverá perua que curte ficar com garotões

A atriz Maria Clara Gueiros será Bibi Casteloni em Insensato Coração (29/12/2010)

Viver Bibi Casteloni, uma perua engraçada, afetada, e ainda por cima, louca por garotões não será problema para Maria Clara Gueiros, na próxima novela das nove, da Globo. A atriz conta que não buscou inspiração em alguém em especial, mas pegou um pouco de várias peruas e também de pessoas que conhece para compor Bibi. "A minha personagem é rica, muito cabeça fresca, só quer se divertir, namorar e aproveitar a vida", conta a Maria Clara, que abandonou o tom loiro dos cabelos para aderir a um visual ruivo. Ainda que sendo uma personagem bem animada e responsável por tiradas e cenas divertidas, a atriz não tem dúvida quando o assunto é definir o grau de comédia que será exercitado neste novo trabalho, assinado por Gilberto Braga. "A Bibi não é uma personagem cômica de programa de humor. Ela é engraçada, leve, mas é muito amiga e companheira da Marina", explica referindo-se ao papel da sua colega de cena Paola Oliveira.

O convite para entrar em "Insensato Coração" veio em janeiro de 2009. Maria Clara estava na sala de espera de um consultório médico quando o celular tocou. "Eu atendi o telefone e ouvi. 'Maria Clara, aqui é o Gilberto Braga'. Eu falei: 'Oi?'. Na sala tinha um monte de gente e eu sou um pouco tímida para falar assim. Eu disse: 'só um minutinho Gilberto'. Fui para o corredor e falei: 'Caraca! Não estou acreditando'", lembra a atriz. O autor estava escrevendo um papel para Maria Clara e perguntou se ela aceitaria. Eu falei: 'onde é que eu assino?'", conta, entre risos.


Na trama de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, Bibi Casteloni é neta de Vitória Drummond (Nathalia Timberg) e donas de uma rede de shoppings. Os nomes pomposos já adiantam um universo de muito luxo, valores familiares e até situações cômicas. "Ela dá em cima de todos os homens. Quando vai para Florianópolis com a Mariana, a minha personagem fica com dois caras mais novos", revela a atriz de 45 anos. Maria Clara conta que, dentre as cenas já gravadas estão --além das provocantes--, algumas em que Bibi dá um jeito para não ser vítima de interesseiros. "Ela manda eles irem no banheiro e pega o cartão de crédito deles para pagar a conta", diverte-se.

Para viver uma perua estilosa, Maria Clara contou com a ajuda da figurinista Helena Gastal. Na composição do visual da personagem foram escolhidas peças coloridas em que prevaleciam estampas variadas e muitos acessórios, mas sempre mantendo o bom gosto. Grifes internacionais, como Roberto Cavalli, Dior e até a nacional Victor Dzenk, são apenas algumas das preferidas de Bibi. "No início o Gilberto Braga pedia botar mais coisa. A Helena Gastal me vestia, fotografava e enviava para o e-mail dele. Ela é maravilhosa e entende o que ele quer", conta a atriz, que usaria apenas peças individuais da personagem.

Mas não é só de marcas caras e homens bonitos que é feita a vida de Bibi Casteloni.


Leves doses de drama também estarão presentes na rotina da simpática perua. "Tem horas em que a comédia tem de ficar de lado. Em minhas cenas mais tristes, ao lado da Paola Oliveira, diminuo a minha bola de humor e passo a ser solidária. Eu me emociono muito porque a Paola é muito boa atriz", elogia Maria Clara, que garante que a "camaradagem estará presente em muitas cenas" entre as personagens.

(Gabriel Sobreira)

Nenhum comentário: