sábado, 1 de dezembro de 2012

Sessão de Terapia – 9ª Semana: Terça-Feira


Sessão de Terapia comprova: Nunca vá para a luz!

Spoilers  Abaixo:


Terça- Feira
Parece que nessa última semana, o foco está mesmo em Théo. Se nas outras semanas os pacientes estavam em primeiro plano, nessa, o terapeuta está tendo toda atenção. Assim como na segunda-feira, o episódio transmitiu toda aflição do terapeuta que está decidido a sair de casa, e pelo que vimos hoje, quer ficar com Júlia. Só que até agora, Júlia não respondeu as ligações dele, o que pra mim soa como um desinteresse, já que na semana passada, Théo disse que não queria cometer o mesmo erro do pai. Acredito que agora que Théo vai querer ficar com Júlia, ela vai decidir terminar com tudo.

A presença da filha, Malu, e sua cumplicidade com Théo, faz dela a pessoa responsável por trazer o pai de volta à realidade. Não foi a toa que ela o acordou do sonho com Júlia, porque é justamente esse o papel de Malu, alertá-lo para que ele não termine o seu casamento por um sonho de paixão proibida. Diante de tudo que já vimos de Júlia, é muito difícil pensar que o amor dela por Théo é verdadeiro, continuo pensando que ela só quer satisfazer o seu ego. As interpretações de Maria Fernanda Cândido e Zécarlos Machado podem ter contribuído para isso, porque em nenhum momento, torci para que o casal ficasse junto ou achei que esse sentimento era verdadeiro.

Malu nos contou em como tudo está difícil em sua casa, em como ela se sente mal ali por ver sua mãe chorando pelos cantos, seu pai querendo sair de casa e seus irmãos tentando fugir da separação dos pais. Achei mal feita a maneira como inseriram o assunto Júlia na conversa entre pai e filha. Aquela historinha de Malu sobre se concentrar e conseguir fazer alguém acordar do sonho e ela descobrindo tão facilmente que o pai estava num hotel e com Júlia, não me pareceu nada natural. Se o objetivo era fazer a filha confrontar o pai sobre a mulher que está causando todo esse caos, podiam ter feito de  outra maneira.

Malu sabe que é por causa de Júlia, que o problema no casamento de seus pais, não se resolve. Essa mulher que ela descreveu como “linda e inteligentíssima” está fazendo com que seu pai, acostumado a resolver os problemas de todo mundo, não consiga resolver os  próprios problemas. O desabafo sobre não estar bem, seguido de um abraço e do aviso de que as coisas não serão as mesmas se ele sair de casa, nos mostram que Malu está ciente de tudo, mas aceitando pouca coisa.

No sonho de Théo, os opostos estavam presentes. A diferença entre desejo e moral, claro e escuro, pra frente e pra trás. Quando caminhava em direção à Júlia, ao mesmo tempo caminhava pra trás. É como se o Théo moral regredisse e o outro, estivesse satisfazendo seu desejo. Júlia está num quarto claro que traz toda atenção pra ela, vale lembrar que a luz geralmente significa o fim de uma jornada. Quanto mais próximo Théo estava do que achava certo, mais na escuridão ele ia se afundando. Durante o beijo e a entrega total, já é possível perceber que Théo foi engolido pela escuridão do seu ato inconsequente. O sonho representou a certeza de que se Théo se entregar à esse sentimento, ele terá um alto preço a pagar e se perderá em suas convicções.

Foi um episódio pra mostrar o dilema de Théo e fechar alguns pontos de sua relação com a filha, ela já deu a ele e a nós, uma noção do que acontecerá se o pai sair de casa. Mas ainda foi um episódio fraco se pensarmos que essa é a última semana da série. Amanhã teremos Nina e eu tenho fé que na review de quarta-feira, não terá espaço para decepção.
P.S: Pensei que teríamos algo relacionado ao Breno.

Nenhum comentário: